Câmara Municipal de São José da Lapa

Você sabia? São José da Lapa foi emancipado em 27 de abril de 1992
Painel do site
Imprimir Email

Institucional

Legislativo aprova Plano Plurianual e homenageia lapense

por Assessoria de Comunicação

30/11/2017 16:08

 

 

Legislativo aprova Plano Plurianual e homenageia lapense

 

A reunião contou com a aprovação do Plano Plurianual, além de um projeto que homenageia um ilustre lapense.

 

Presidente - 37 reunião

O presidente salientou que o o Plano é um importante instrumento para nortear a administração.

A 37ª reunião ordinária ocorreu, quinta-feira 23 de novembro, no plenário Filhinha Gama da Câmara do município. A plenária contou com a aprovação do projeto de lei nº 35/2017 que institui o Plano Plurianual do município. Outra proposição aprovada foi o n°45/2017 que institui o nome de Gregório Alves ao Parque Linear do córrego Carrancas, prestando uma homenagem a um sublime cidadão da cidade. Também esteve em pauta e foi aprovado a proposta de lei nº 51/2017 que autoriza o Executivo assumir a dívida do Lar dos Idosos Santa Terezinha, junto à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

 

A proposição de lei nº 35/2017, de autoria do Executivo, tem como objetivo instituir o Plano Plurianual (PPA) do município de São José da Lapa para o período de 2018 - 2021.  O Plano consiste em um instrumento que mensura o planejamento de governo. Previsto na Constituição Federal O PPA é realizado no primeiro ano de mandato vigorando por quatro anos, a partir do segundo ano da gestão. 

 

De acordo com o presidente da Câmara, Luiz Otávio Gomes dos Santos - Luizinho Catuné (PT), o Plano é um importante instrumento para nortear a administração. “O PPA estabelece diretrizes, objetivos e metas para despesas de capital”, relata. O presidente salientou ainda que no Plano deve conter também os projetos previstos para o período.  

 

Balangada - 37 reunião

O pagamento da dívida contribuirá para que a entidade continue prestando assistência aos idosos, disse Carlinhos Balangada.

A sessão contou também com a discussão e aprovação do projeto de lei nº 45/2017 que tem o intuito de prestar uma singela homenagem ao senhor Gregório Alves. A proposição institui que o Parque Linear sobre o córrego Carrancas seja denominado Gregório Alves. O homenagiado nasceu em 11 de julho de 1911 e chegou em São José da Lapa com apenas três anos. Faleceu em 15 de julho de 2017 deixando um grande legado para seus familiares e toda população lapense.  

 

Gregório Alves foi um influente lapense que atuou em diversas frentes em São José da Lapa sendo comerciante, motorista, jogador de futebol, além de ser o primeiro delegado.  O ilustre lapense foi um dos responsáveis pela emancipação política de São José da Lapa. Juntamente com outros notáveis conterrâneos como Benvindo de Assis e Floriano Lopes iniciaram as tratativas para que o então distrito de Vespasiano fosse emancipado. 

 

O projeto de leiº nº 51/2017 também foi aprovado na 37ª reunião ordinária. A proposta tem por objetivo autorizar o Executivo Municipal a assumir a dívida do Lar dos Idosos Santa Teresinha da Sociedade São Vicente de Paulo, junto à Copasa. Os valores devidos são decorrentes de faturas de água e esgoto atrasadas no período que compreende agosto de 2016 a julho de 2017. A dívida é de cerca de 46 mil reais e será parcelada diretamente com a concessionária. 

 

Para o Relator do projeto de lei nº 51/2017 na Comissão Permanente de Administração Pública, Carlos Alberto de Oliveira – Carlinhos Balangada (DEM) a proposta é de suma importância para instituição. “O Lar dos Idosos realiza um serviço fundamental em nossa cidade, sendo assim, o auxílio financeiro contribuirá para que a entidade continue prestando assistência aos idosos”, disse o vereador. 


Leandro Félix - Ascom Câmara 



Matérias relacionadas

    Final do corpo do documento e conteúdo da página