Câmara Municipal de São José da Lapa

23/04/2009 10:00

Câmara Municipal de São José da Lapa

Saiba mais como funciona o Poder legislativo Lapense

A Câmara Municipal de São José da Lapa é formada por 9 vereadores eleitos, que, por Lei, cumprem o mandato de 4 anos. No primeiro ano de cada mandato, é realizada uma reunião solene no dia 1° de janeiro para posse dos vereadores, prefeito e vice, também ocorre a eleição e posse da mesa diretora, que cumpre um mandato de dois anos, composta por presidente, vice, primeiro e segundo secretários.

Para cumprir suas funções, a Câmara se divide em comissões: presidente, vice e relator, além dos suplentes. A exceção é a de representação que não possui uma quantidade limite de vereadores participantes. Atualmente a Câmara possui quatro comissões permanentes, sendo elas, Justiça e Redação, Administração Pública, Defesa do Meio Ambiente e Finanças Públicas.

Reuniões da Câmara

As reuniões são, especiais, solenes, extraordinárias e ordinárias, onde são lavradas atas, que contem os principais acontecimentos nas anteriores das mesmas, são lidas e aprovadas pelo presidente. As reuniões ordinárias acontecem todas as quintas-feiras, aberta ao público, onde visitantes podem opinar, participando como oradores. Para ser orador da reunião é preciso se inscrever com um dia de antecedência e adiantar o assunto a ser tratado para se obter melhores esclarecimentos por parte do Poder Legislativo.

História do Município de São José da Lapa

O antigo povoado do século XIX se desmembrou da cidade de Vespasiano em 1992, passando assim a ser emancipada. Joaquim de Souza Menezes é considerado o fundador do vilarejo, casado com Maria Joaquina da Conceição, filha de Manoel Dias da Cunha, que recebeu de presente do Rei de Portugal um documento chamado de carta sesmaria, dando-lhe as primeiras terras do local, onde construiu a sede da fazenda á margem direita do córrego e uma capelinha, no local atualmente encontra-se o jardim da Praça Dumas Chalita que é considerado um dos cartões postais de São José da Lapa.

Pequenas áreas foram sendo vendidas perto da capela, formando então o pequeno povoado de Carrancas (nome dado pelos primeiros moradores a Cidade). As primeiras famílias que residiam aqui comparavam a pedreira a uma “cara” feia, monstruosa, com suas pedras escuras e com diversos formatos que se escondiam por trás das árvores, formando um rosto grande e assombroso, compondo então a palavra Carrancas.

Anos mais tarde a antiga Carrancas passou a ser denominada de São José da Lapa, devido a uma imagem semelhante a de São José, formada nas águas que desciam do paredão da pedreira localizado a frente da praça matriz, sendo oficializado pelo maestro Dumas Chalita.

No fim da década de 1940 é inaugurada no povoado de São José da Lapa a ICAL, primeira indústria de Calcinação, anos depois surge a Companhia de cimentos Itaú. A cidade então passou a ter como principal meio de produção o cal, das respectivas empresas.

Em 1975, o povoado passou para categoria de distrito, em cumprimento da Lei n° 6.769. Passando assim, em a 1992 a condição de Município, Lucio Molinari foi ordenado pelo então Governador de Minas Gerais para administrar São José da Lapa. Lucio administrou o município até Dezembro de 1992, quando por meio de eleições, foram eleitos os prefeito Delmo Antônio Pretinho dos Santos e o vice Élio Braz da Conceição.

Atualmente, São José da Lapa é composta por aproximadamente 26 mil habitantes, suas principais fontes de renda se encontram nas industrias de mineração (Belocal e Ical) e nos laboratórios farmacêuticos. A cidade é reconhecida pela boa receptividade, bondade e cordialidade da população lapense.

Final do corpo do documento e conteúdo da página